domingo, 24 de abril de 2011

[Coluna] Thalita Rebouças


Ela é carioca da gema, jornalista, tem 11 títulos publicados pela Rocco Jovens Leitores e está perto de completar a conta de um milhão de livros vendidos no Brasil e 6 títulos lançados em Portugal.
Bem, vou contar a vocês porque eu resolvi fazer a primeira matéria especial o blog sobre a Thalita. Eu tinha meus 11 anos e lia muito, muito pouco. Eu até gostava, mas não tinha muito ânimo pra ler livros. Até que um dia minha amiga chegou com um livro de capa colorida, com um desenho legal e bem curto, rindo muito, falando que era ótimo. Era “Fala sério, mãe!” e foi nesse dia que eu conheci e me apaixonei pelos livros dela. Na época, início de 2005 ela não era muito conhecida, não tinha programa na televisão e ainda não fazia a bienal parecer um show dos Jonas Brothers, mas pra mim ela era uma popstar. Ela tinha acabado de lançar o segundo da série “Tudo por um”, que no caso é “Tudo por um namorado” e eu prontamente comprei o primeiro e o lançamento. Acompanhei durante anos a carreira dela, participei do fã clube, viajei duas vezes pra vê-la (uma vez eu aproveitei que estava no Rio de Janeiro e fui vê-la, sai de Jacarepagua até Copacabana, quem mora lá sabe que é uma viagem e fui uma vez a Ribeirão Preto, na feira de livros que tem todo ano lá). Eu não gosto do time dela, como boa Vascaína que sou, já que ela torce pelo Fluminense, mas ninguém é perfeito né?
Hoje além de escrever seus livros, ela apresenta o quadro “Fala sério” no Video Show (Globo) e pra quem quer conhecer um pouco mais dos livros dela ai vai meu comentário de cada um (eu vou falar das séries, senão fica ENORME).

“Fala Sério”
É a minha série favorita! Eu adoro a Malu, que é a personagem principal. A mãe dela é uma figura também... A série é composta de crônicas separadas por idade, ou seja, as histórias crescem com ela. Os livros da Thalita são leves e esses por serem várias crônicas, além de leves e engraçados, você pode ler quase que separadamente que não compromete nada. O meu preferido é o primeiro, “Fala sério, Mãe”. Você vai se identificar com alguma crônica, pode ter certeza.
ps: Eu não tenho o último da série o "Fala Sério, pai", mas é no mesmo espírito.

“Tudo por um”
Conta a história de três amigas Ritinha, Gabi e Manu que moram em Resende (RJ) e sempre dão um jeito de parar na internet. Os três livros dessa série são romances e são muito fofos. Cada garota tem uma personalidade diferente da outra e como elas são novinhas você vai se identificar com você na idade delas. O meu preferido é o terceiro livro “Tudo por um Feriado” nele tem até uma integrante nova na turma, mas você tem que ler a série pra entender.

É o livro mais adulto dela, a história é mais triste, menos engraçada, mas eu gosto muito. Esse livro ela tinha feito no início da carreira e publicou novamente pela Rocco (na mesma época ela publicou “Um caso de cativeiro” pela mesma editora, que era pequena e hoje não existe mais, porém esse ela não relançou, eu já procurei exemplares, mas eu nunca achei). Conta a história da Luíza e da Penélope, duas super amigas que, claro, brigam. Elas veem a vida de um modo diferente, mas até o dia da briga eram ótimas amigas. Vale a pena ler. Muito.

É o livro mais cuti-cuti dela. A Luna uma menina super do bem recebe a visita de uma fada, ser que ela julga não existir, e a fada é super louca, a Tatu. Ela é bem estilo anos 80. Isso porque a última vez que ela esteve por aqui foi nesses tempos. Ela tem uma missão e Luna tem que ajudar Tatu. É um livro super engraçadinho, tem um finalzinho fofo, fofo e eu sou apaixonadinha por esse livro. Acho uma graça.

Então... Aqui temos um problema.
Ela lançou o “Ela disse, Ele disse”, só que esse eu não tenho, então não posso opinar. Eu sei que são dois protagonistas, um menino e uma menina e trata das diferenças entre eles. Ou seja, deve ser legal. Os meninos sempre pediram um livro "menos rosinha" como ela mesma diz. Pois ai está.
Mas queria dizer uma coisa pra encerrar.
Os livros da Thalita, realmente são pro pessoas de 12 a 15 anos, as vezes um pouco mais. Eu já estou com 18 (completo amanhã, dia 25) e eu não leio mais os livros, é verdade. Mas eu sempre vou ter um carinho especial pela Thalita e eu sei que ela entende. Ela ensinou milhares de meninas como eu a gostar de ler e ela sabe que essas meninas e meninos iriam um dia partir pra leituras mais adultas e tudo mais. Mas sabe aquela priminha que você tem? Sua irmã mais nova... Pois bem. Dê um livro de presentes pra ela e aproveite pra ler junto delas garanto que é divertido. Tenho certeza que elas vão gostar, e vão te agradecer.
Então no mais, muito obrigada Thalita e eu sempre vou admirar meu trabalho com 12 anos ou com 21 ou com 80.
Nos nomes dos livros você encontra a sinopse do site da Thalita. Ela além de tudo é super gente boa.

Esses são os meu livros, todos autografados... =D

Atualização:

A Thalita Fofa, leu! Imagina uma pessoa feliz?!


2 comentários:

  1. Oiie!

    Que lindo! Adoorei!

    Li dois livros da Thalita (ambos da série retratos de malu) e passei a amá-la!

    Os livros são engraçados, falam de temas que todas nós entendemos, hehe e tem uma narrativa fluida!

    Ela te respondeu que foofo!

    Beijos
    www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Flora!

    É muito bom ter esse carinho especial por um autor, por ele ter incentivado sua paixão pela leitura. Eu fico agradecida a série vagalume da abril, que tem vários títulos super divertidos, "terror na festa", "a charada do sol e da chuva", "garra de campeão" são alguns que me alegraram muito na infância/pré-adolescência.

    Nunca li nenhum livro da Thalita, agora tb não dá, pois já passei da idade rs, mas que ela é uma fofa, isso é :)

    ResponderExcluir