quinta-feira, 19 de maio de 2011

#01 Músicas e Livros


Boa Tarde!

Você já se pegou imaginando a trilha sonora perfeita enquanto lia um livro? Imaginando as cenas do filme se desenrolando naquelas letras que parecem terem sido feitas para o casal? Eu não sei se sou a única anormal que faz isso e muitas vezes viaja legal na tarefa de audiovisualista, mas vira e mexe eu monto minhas próprias trilhas sonoras para os livros que eu leio. E é justamente isso que venho apresentar hoje: Nossa coluna de “Música e Livros”.
Como eu já expliquei, nós vamos basicamente escolher um livro e dar músicas condizentes a ele.
O livro dessa semana é... Feios de Scott Westerfeld, cuja resenha você encontra aqui.

1. Fifteen – Taylor Swift
2. All the small things – Blink 182
3. I’m only me when I’m with you – Taylor Swift
4. Beautiful – Christina Aguilera
5. All you wanted – Michelle Branch
6. Runaway – Avril Lavigne
7. Twilight – Vanessa Carlton
8. Brick by Boring Brick – Paramore

!!Atenção!! A partir daqui contém alguns spoilers sobre o livro!

- Fifteen – Taylor Swift: Pensei nessa música porque ela me lembra bem o começo de Tally em Vila Feia, de sua amizade com Peris, da ilusão criada pelos dois ao marcarem as mãos, dos seus sonhos para quando finalmente completasse dezesseis.
- All the small things – Blink 182: Essa música tem tudo a ver com a amizade de Tally e Peris! Dos pequenos momentos felizes que passaram juntos, das escapulidas deles para ver a cidade dos perfeitos, a vez em que Tally se arrisca para encontrá-lo em sua nova vida.
- I’m only me when I’m with you – Taylor Swift: Tally e Shay com certeza! Quando as duas se tornam amigas quase inseparáveis, quando começam a fazer tudo juntas e quando Tally lentamente parece perceber que a vida não gira apenas em torno da cirurgia, que as duas poderiam ser felizes sem isso...
- Beautiful – Christina Aguilera: Acho que o nome já diz tudo. Essa música seria quase um tema! Mostrando como os gestos podem ser mais bonitos que a aparência em si, como há beleza escondida naqueles olhos vesgos dela, ou naquela cicatriz dele...
- All you wanted – Michelle Branch: Essa música é quase um hino para mim. Eu consigo encaixá-la em quase todos os livros que mais gostei de ler. Ela é simplesmente perfeita! Principalmente quando ela diz “Se você quiser, eu posso te salvar” que é super Tally e David!
- Runaway – Avril Lavigne: Runaway me lembra dos dias de Tally na Fumaça, quando ela começa a perceber que mundo maravilhoso aquele poderia ser, como tudo na cidade parecia tão errado e complexo diante daquela vida simples e especial que estava vivendo. Ainda mais quando diz “E eu me sinto tão viva, não posso evitar. Você não percebe?”
- Twilight – Vanessa Carlton: Essa definitivamente é muito, muito Tally e David. Ainda mais quando David começa a abrir os olhos de Tally, começa a fazê-la enxergar a beleza daquela nova vida. Quando até mesmo ele começa a ficar bonito diante de seus olhos. A letra diz tudo!
- Brick by Boring Brick – Paramore: Posso ser suspeitíssima ao colocar uma música de Paramore aqui, mas a verdade é que se parar para ouvir, essa música realmente tem muito a ver com a história. Ainda mais quando Tally começa a enterrar o seu castelo, o seu sonho de se tornar perfeita, para viver uma vida plena e feliz perto de seus amigos.

Bom, é isso ai! Se você tiver outras idéias para complementar a trilha sonora, ou discordar de alguma música é só comentar sua opinião! Caso não conheça alguma delas, procure! Todas as músicas listadas são muito boas, pelo menos para o meu gosto pessoal, mas vai saber, né?

Se você gostou da coluna e quiser fazer uma semelhante em seu blog, sinta-se livre para tal! Só não se esqueça de nos dar o devido crédito e linkar nosso blog no post. Obrigada (:

3 comentários:

  1. Podia fazer isso os livros mais tensinhos. Quero ver a trilha que você daria para algum livro com guerras.
    Gostei dessa idéia, e da pra fazer boas trilhas com ótimos livros.

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeeeei o post! *o*
    Principalmente as músicas!

    PS: Tem uma 'promoção' lá no blog. Quem comentar no post da resenha de Ame O Que é seu, vai estar concorrendo a um kit de marcadores e livretos, participe! E segunda-feira, já libero uma nova promo! Aguarde.

    beijos
    http://garotaqueamaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Excelente post!
    Acho muito bacana essa relação entre as músicas e os livros. Por exemplo, existe uma música instrumental que me inspira bastante, e que me emociona toda vez que eu a ouço, pois ela me faz lembrar de detalhes impactantes do meu livro favorito, e isso não tem preço. :D
    Sério, adorei!!

    Beijão. :*
    Fran.
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir