domingo, 15 de maio de 2011

[Resenha] Peter Pan - J. M. Barrie


Peter Pan
J. M. Barrie
Editora: Salamandra
Gênero: Fantasia, Clássico
Número de páginas: 256

Estranhas folhas de árvore no chão do quarto das crianças, um menino, vestido de folhas e de limo, que aparece subitamente... Bem que a intuição da senhora Darling lhe dizia que algo estava para acontecer. Logo, seus filhos estariam envolvidos numa incrível viagem à Terra do Nunca, onde os adultos não entram e de onde muitas crianças não voltam jamais! Nenhum pirata será tão cruel, nenhuma sereia tão sedutora, nenhuma aventura tão emocionante como aqui, onde tudo tudo começou! O maior clássico de todos os tempos, em versão integral, traduzida por Ana Maria Machado. Ilustrações de Fernando Vicente.
A história do garoto que não queria crescer e da Terra do Nunca, quem não conhece?
Bem, eu demorei um bocado pra terminar esse livro. Eu não queria terminar, nas ultimas 50 páginas deu um aperto no coração. Não queria ver como terminaria, porque eu sabia que uma hora, temos que crescer.
A maioria das pessoas deve conhecer a história de Peter Pan, o garoto que não queria crescer, mas no livro, versão mais famosa da história, é que Peter Pan é um menino, na essência da palavra e ao mesmo tempo adulto. Acho que por isso o livro é um clássico.
Ao mesmo tempo que Peter Pan é uma história infantil, ela tem uma filosofia que só quem cresceu vai entender.
Eu comprei o livro há algum tempo, porque adoro clássicos, adoro a história e essa edição é uma graça. Mas ler o livro, hoje, com recem completados 18 anos, foi especial. Eu meio que estou nessa de não querer crescer.

Se engana quem pensa que esse livro é pra crianças. Não é.

Ele tem uma profunda reflexão, tem passagens complicadas e tem pontos extremamente complexos, críticas sociais.
É um livro belíssimo, muito bem escrito, traduzido e ilustrado.
A capa é maravilhosa, dentro do livro tem várias ilustrações, tão bonitas quando esta ao lado.
É um dos livros mais bonitos que eu tenho em minha estante sem dúvida alguma.
Os livros infantis da Salamandra são lindos (eu me apaixonei por uma versão de Alice no país das maravilhas e Alice no país dos espelhos) e muito bem cuidados.
Confesso que fiquei emocionada com o final do livro, me surpreendeu a forma como ele terminou de uma forma... especial.
Vale cada página, cada linha da leitura, por vezes entediante, quando Barrie usa metalinguagem e começa a falar com o leitor sobre o livro, o que me irrita bastante. Opinião pessoal.
Mas eu amei o livro, com certeza entre os melhores que eu já li.

DPL desde já.


"Em agosto de 2004, para comemorar o centenário do lançamento do primeiro Peter Pan, o GOSH iniciou a procura por uma seqüência oficial para a obra-prima de J. M. Barrie.
Foi organizado um concurso de que participaram cerca de 200 escritores do mundo todo. A vencedora foi a escritora inglesa Geraldine McCaughrean, com Peter Pan escarlate."
Não sei se eu gostei muito da idéia, mas o fato é, que esse livro existe. Não sei se eu vou ler, até porque no final de Peter Pan conta tudo o que acontecer com os personagens, mas se algum de vocês se interessar, o hotsite é esse aqui. E a capa, claro, é linda de morrer! (*-*)



Avaliação

Capa:
Acabamento do livro:
História:
Andamento:
Desfecho:
(eu daria 6, 7 se pudesse, sério. Desfecho perfeito, acabamento, capa, história. Só o andamento que 5 ta de bom tamanho)
Avaliação Geral


Sobre os filmes... Então eu sou apaixonada pelos filmes. Tinha um post do filme de 2003 na porta do meu quarto quando tinha meus 13 anos. E a história é ligeiramente diferente, mas não deixa de ser boa. Os filmes em desenho eu gosto, (tinha um da Disney e um outro, feito por outra empresa que era bem mais parecido com o livro), porém eu prefiro o com atores mesmo. E eu achava o Peter Pan 2 da Disney sem noção, mas lendo o livro, descobri que não é tão assim... Bem, é isso!
See ya!

2 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro sobre Peter Pan, mas já vi vários filmes. Esse livro parece encantador.

    A capa é tão lindinha!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tava escrevendo uma resenha para o meu blog e queria uma imagem da capa do livro na edição linda da Salamandra e assim achei esse blog aqui que já estou devorando.
    Lindo demais o blog, os textos, os livros escolhidos!
    Muito bem feito

    http://porfavorsenhorita.blogspot.com

    ResponderExcluir