domingo, 19 de junho de 2011

[Resenha] Coisas Frágeis – Neil Gaiman

Coisas Frágeis
Neil Gaiman
Editora: Conrad
Gênero: Contos Fantásticos
Número de páginas: 205
"Os nove contos de Coisas Frágeis trazem Gaiman abordando os mais diversos temas, misturando puberdade, punk rock e ficção científica em Como Conversar com Garotas nas Festas; combinando o Sherlock Holmes de sir Arthur Conan Doyle com o terror de H. P. Lovecraft em Um Estudo em Esmeralda; extrapolando o mundo de Matrix em Golias, inspirado no roteiro original do primeiro filme; ou mesmo presenteando a filha mais velha com um conto fantástico sobre um clube de epicuristas em O Pássaro-do-Sol. Coisas Frágeis é um tratado prático de como escrever boas histórias - histórias que, como diz a introdução do livro - duram mais que todas as pessoas que as contaram, e algumas duram muito mais que as próprias terras onde elas foram criadas. "
Eu não sou acostumada a ler contos pra ser bem sincera. Li poucos livros e nunca fui fã, mas esse livro mudou completamente minha visão do que é um conto.
O primeiro volume de Coisas Frágeis do Neil Gaiman é simplesmente sensacional. Como são histórias curtas, não cansa nada e as histórias são excelentes, fantásticas em todos os sentidos.
Tem contos leves como A vez de Outubro, com sacadas geniais. Tem também aquelas histórias mais chocantes (Lembranças e tesouros) e misteriosas (O monarca do Vale). Várias são sobrenaturais, e mesmo eu não sendo muito fã desse tipo de história, eu amei, amei mesmo.
O meu preferido é Golias, mas tem um que é particularmente sensível que chama A vez de Outubro que eu amei, mas todos são ótimos. Todos.
Eu recomendo a quem ler, que leia a introdução. Porém somente depois de ler todos os contos. Vai fazer você entender melhor o que leu.
A capa é maravilhosa, essa criança meio suja e com sangue no rosto... Sem palavras. Embora a capa do segundo volume seja mais bonita, essa não perde nenhum pouco da beleza por isso.
A edição é simple e no começo tem uma imagem de um HQ. Pra quem não sabe Neil Gaiman é o autor de Sandman um HQ mundialmente conhecido, criado em 1988. Eu ainda não li, mas já está na minha lista e tendo um gostinho do trabalho dele com Coisas Frágeis , eu sei que vou amar.
No blog Nerd Pride do meu querido amigo Rafa (foi o exemplar dele que eu li, muito obrigada Rafa!), tem o conto Golias na íntegra e você pode baixar também o livro completo, se você quiser baixar clique aqui. Eu particularmente detesto ler no computador, mas a opção é sua.


Avaliação

Capa:
Acabamento do livro:
História:
Andamento:
Desfechos:

Avaliação Geral

4 comentários:

  1. GENTE, eu amo esse homem! sério, Neil Gaiman é tão fantástico, tão perfeito, tão maravilhoso... que as vezes falta palavras pra descrevê-lo! <3
    Eu amei Coisas Frágeis e te indico o segundo volume, que tem mais contos que o primeiro (são ainda mais curtinhos)!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu via essa capa, mas nem tinha ideia que é de Neil Gaiman.

    Nunca li nenhum livro dele, nem HQ, preciso ler :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros de contos, na realidade aprendi a ler livros de "verdade" com um livro de contos: O analista de Bagé, do Luis Fernando Verissimo, e apartir dai sempre gostei de livros de contos. Vou adicionar este na lista.

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Não conhecia, mas pretendo ler. Já ta na lista!

    ResponderExcluir