domingo, 25 de setembro de 2011

[Resenha] Casa glass - Rachel Caine



Série Os Vampiros de Morganville
Volume 1 - Casa Glass
Rachel Caine
Editora: Underworld
Gênero: Y. A, Fantasia
Número de páginas: 286

"Bem – vindo a Morganville, Texas. Apenas não fique fora após o escuro. A estudante do primeiro ano da faculdade Claire Danvers já teve o suficiente da sua situação de pesadelo no seu dormitório, onde as meninas populares nunca a deixam esquecer exatamente que lugar ela ocupa na cena social da escola: algum lugar abaixo de zero. Quando Claire vai pra fora do campus, a imponente casa antiga que ela encontra um quarto pode não ser muito melhor. Seus novos colegas de quarto não mostram muitos sinais de vida. Mas eles vão proteger Claire quando os segredos mais profundos da cidade virem a tona, famintos por sangue fresco."

Bem, eu gostei do livro, mas queria chamar a tenção pra diversas falhas. Primeiro a diagramação. Você ler um livro que tem, sei lá, cinco erros de revisão... Ok. Vamos colocar mais dez por livro. Nesse livro isso chegou a me irritar, eram pelo menos dez POR CAPÍTULO. Isso atrapalha um bocado, não deixa você entender a história como gostaria e tem que ficar parando pra imaginar como era que deveria estar escrito. Parágrafos faltando em alguns lugares, pronomes errados, erros de digitação, colocar áspas e não fechá-las. Esse são exemplos dos erros que você encontra no livro. Eu não sei de quem é a culpa, mas acho que faltou um pouco de carinho da Editora ao finalizar o livro, uma lida com um pouco de atenção teria resolvido os problemas.
Agora sobre a capa... Ela é maravilhosa! Eu realmente amei, gosto mais da capa da continuação, mas essa é linda, muito mesmo! Não tem muito a ver com a história, já que ela se passa no Texas, numa cidade meio encardida e não num lugar úmido como a capa faz parecer e Claire não é a garota da capa, não tem nada de gótico nela.
Rachel não soube explorar muito bem seus personagens e a história que poderia dar muito pano pra manga, mas mesmo assim eu gostei. Não me identifiquei com nenhuma personagem, mas gosto bastante da amizade das 4 personagens centrais e tanto Claire, quanto Eve são divertidas e são aquele tipo de amiga paranóica, cada um ao seu jeito.
Uma coisa boa da narrativa é que ela é rápida. Tem ação do início ao fim e (apesar dos erros de revisão) ela é bem fluida. Em alguns momentos eu não consegui entender algumas coisas, fica bastante confuso, e minhas suspeitas recaem sobre a tradução que deveria ter corrigido isso. Uma coisa que é estranha, mas eu gostei, é o fato de o narrador ser em terceira pessoa mas assumir faces de primeira pessoa. Vou tentar explicar melhor, ele é uma outra pessoa, mas ele vê tudo como se Claire, a personagem principal estivesse vendo. Isso causa uma certa proximidade da história e é com certeza algo que gostei. O desfecho é rápido como o resto do livro e quando as folhas vão acabando você se pergunta, "Meu deus, como ele vai terminar isso?", mas dá tudo certo e o último capítulo já é o prenúcio do próximo livro. Então... Tudo bem.
Não entra pra lista dos meus livros favoritos, mas é um livro legal e não me arrependo de tê-lo comprado (o meu é autografado!),mas eu não estou segura pra comprar a continuação. Sem falar que a série tem até agora 11 volumes e o 12º será lançado em breve, o que me desanima completamente.
Qual o problema das pessoas com trilogias ou histórias que tem um livro só? Eu detesto essas séries que se arrastam demais. Detesto, porque além de eu ficar na fissura pela história, geralmente os outros livros não são tão bons e acabam com o meu orçamento. rs

Avaliação

Capa:
Acabamento do livro:
História:
Andamento:
Desfecho:

Avaliação Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário