terça-feira, 11 de outubro de 2011

Book Blogger Hop #49


Boa tarde! Estou aqui para mais um Book Blogger Hop, um meme organizado pelo Murphy's Library toda semana e que tem como intuito conectar e aproximar os diversos blogs que compartilham essa mesma paixão: a literatura. Para tanto, basta seguir as regrinhas descritas no blog citado acima e responder à pergunta da vez! Simples, não?
Então vamos à pergunta!

"Qual você acha que será a nova febre literária, depois de bruxos, lobisomens, vampiros, anjos e fadas?"

Flávia: Bem, eu sinceramente, embora eu saiba que é um desejo utópico, espero que não haja outra febre dessas. A qualidade de um livro tem que ser medida pela sua história, pelo seu desenvolvimento e pela sua coerência, não pelo tema tratado. Não importa se é um livro sobre teologia, sobre vampiros, ou sobre adolescentes em crise, se for bem escrito, com um material bem pesquisado e um desenvolvimento legal, nesse caso o livro é considerado bom. Tem muitos livros maravilhoso espalhados por ai. O fato de eles não falarem sobre o tema da moda no momento não significa que são ruins. As pessoas têm que parar de achar que o que dita a maioria é lei e passar a prestar atenção em seus próprios gostos.

Flora: Eu detesto febres literárias. Simplismente isso,  eu realmente detesto e me faz pegar nojo durante algum tempo daquele tema. Mas respondendo ao meme, eu tenho a impressão de que serão livros futuristas ou pós apocalípticos. Um exemplo é a série Feios e Jogos vorazes e eu confesso que gosto bastante de livros assim, mas acho um crime a super exploração em cima desse temas. Faz você enjoar de ver aquilo, pegar raiva realmente. Procurar um título pelo tema tratado, depende (muito) do seu espírito e dos seus gosto (eu por exemplo adoro histórias de bruxas), mas no fundo, o que realmente interessa é a história, ponto final.

Um comentário:

  1. Será que é sonhar demais a próxima febre literária simplesmente não existir? Não importando o tema, o importante é o livro ser bom, ter conteúdo, e sair do senso comum. O que infelizmente não estamos vendo nessa atual "Febre" de vampiros/lobisomens/seres imortais. Não é difícil encontrar bons livros atuais, é difícil que esses livros façam nome em meio aos livros da moda. E isso é bad, very bad. Infelizmente, sempre haverá o tema da modinha, isso é inevitável, sempre ouve um tema que chamasse mais atenção em determinada época, e sempre tem um autor que inicia essa moda. É impossível prever de verdade qual será essa próxima moda, podem ser robôs, tema muito comum na ficção cientifica do seculo passado, mais especificamente na década de 50 e 60, graças à guerra fria e o avanço na computação e no vislumbre da robotização e da inteligencia artificial, porem que esta a algum tempo parado, podem ser zumbis, pode ser qualquer coisa. Vai depender do próximo livro pré adolescente que fizer fama.

    ResponderExcluir