segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

[Coluna] Da Terra do Sol Nascente #3 - Omoide Emanon - Shinji Kajio


Omoide Emanon
Shinji Kajio
Editora no Brasil: Ainda não saiu no Brasil
Gênero: Seinen, Romance
Volumes: Volume único


“Baseado no premiado romance de Shinji Kajio, Memórias de Emanon conta a estória de uma garota que tem uma memória de 3 bilhões de anos, que equivale ao momento em que a vida surgiu na terra.”
Bem, esse mangá é um dos muitos que eu li no meu período de otaku extremo. A maioria dos mangás que eu li nessa época eu já esqueci, mas o Omoide Emanon, ou Memórias de Emanon, é um dos que ficou na cabeça, e foi um prazer relê-lo esses dias.
Ele é um pouco diferente do convencional, sem brigas, sem poderes especiais, sem um romance colegial onde um cara fica rodeado de mulheres, porém ele gosta apenas de uma que não gosta dele, e blábláblá.
Nossa historia começa em um barco indo para a ilha de Kyushu, uma das 3 principais ilhas do Japão. O ano é 1964, período do auge da guerra fria, da corrida espacial e da literatura de ficção cientifica. Que é o gênero pela qual o personagem principal da história é apaixonado. Ele esta nesse barco após uma viagem para tentar esquecer o último de seus vários amores não correspondidos, viagem esta que terminou assim que seu dinheiro acabou.
Nesse barco ele por acaso conhece uma bela jovem, que se dá o nome de Emanon (que, lido ao contrario é “no name”, que significa sem nome em inglês), e papo vai, papo vem, ela conta pra ele que tem um tipo de dom. Ela guarda as memórias de toda a Terra, desde os primeiros animais, todas as guerras, tudo. Dom este que é mais uma maldição, já que a história da humanidade não é algo muito legal no geral, agora imagine lembrar-se de cada detalhe, dos bons e dos ruins.
Além de ter uma historia foda, o mangá é muito bem desenhado, tipo, muito bem desenhado mesmo, pena ser tão pequeno. Ele conta uma daquelas histórias que fazem você pensar “E se acontecesse algo assim comigo?”. Não é uma historia de amor, não é meloso. Então, se você quer algo do tipo “Eu te amo mais não posso ficar com você, mas no final tudo vai dar certo porque o amor supera tudo e agora vamos ficar juntos forever” não adianta procurá-la no Omoide Emanon.
Ele é um mangá diferente de qualquer outro, uma obra prima de Shinki Kajio, vale a pena dar uma olhada nele quando tiver com um tempinho livre, em menos de uma hora da pra ler ele inteiro. É só dar uma procurada no Google que você acha ele para ler em português.

Avaliação:
Ilustração:
Narração:
História:
Avaliação Geral:

Nenhum comentário:

Postar um comentário