domingo, 15 de janeiro de 2012

[Resenha] A Valsa dos Adeuses - Milan Kundera

A Valsa dos Adeuses
Milan Kundera
Editora: Companhia de Bolso (Companhia das Letras)
Gênero: Ficção, Romance
Páginas: 224
"Em um pequeno balneário decadente, oito personagens se ligam de maneiras improváveis. Esterilidade, amor não correspondido, adultério, depressão, aborto: Kundera reúne neste romance todos os elementos que podem perturbar o amor.Pares se encontram e desencontram como se rodopiassem ao som de uma valsa. A música dá partida para o tema inicial do livro: a gravidez indesejada de uma jovem em contrapartida ao desejo de ser mãe que leva as mulheres até a estação de águas. Aos poucos, Milan Kundera nos apresenta a outros pares, a outros temas. E, através desses personagens, o autor levanta questões mais do que nunca atuais, como a ética dos processos de fertilização, a traição entre amigos, os limites da paixão, as armadilhas do ciúme, o despertar do erotismo, a necessidade de tomar as rédeas da própria vida ou morte. Aos poucos Kundera vai desmontando essa ciranda para montar um desfecho surpreendente e ousado."
Meu pai sempre foi o meu grande incentivador, em tudo, literatura é mais um campo onde a presença e influencia dele é crucial. Milan Kundera foi apresentado a mim por ele há alguns anos, mas nunca quis pegar o livro. Confesso que ter que colocar livros menos "glamuroso" em primeiro lugar da lista é pouco tentador. E nunca tinha me chamado a atenção de fato, apesar de a sinopse ser bastante chamativa. Eu estava perdendo tempo.
A história é bem diferente dos livros que eu estou acostumada, tem um tema mais adulto e fica entre eternos clássico pela qualidade da obra e entre os livros de entreterimento pela facilidade da leitura. É brilhante.
A história se passa na República Tcheca comunista numa estação de águas ditas milagrosas, onde muitas mulheres vão para tentar engravidar. Neste cenário aparecem os personagens Ruzena, uma enfermera da estação, Klima, um trompetista da capital, sua mulher Kamila, uma espécie de pesquisador Jakub, sua pupila Olga, o médico da estação Skreta e o personagem mais brilhante, Bertlef, um americano paciênte da estação de águas (não são só mulheres que esperam tratar infertilidade, mas elas são maioria) extremamente inteligente e religioso, lembrando que num país comunista a religião é algo mais fraco.
O título se reflete na história, que é dividido em 5 "dias" (partes) e tem um prosa rápida, sem mutio floreio, mas extremamente espirituosa e profunda. Os personagem realmente parecem estar uma dança, eles se cruzam e se separam rapidamente fazendo "coreografias" incríveis.
O livro tem passagens grandes de divagações filosóficas e debates interessantes acerca do comportamento humano e por esse fato é um livro pra se ler com calma e com inspiração, não é algo pra se ler de qualquer jeito, requer o tempo de reflexão para assimilar tudo o que o livro tem a passar e acredito que numa segunda leitura eu vou apreciar ainda mais essa história.
O livro é de uma delicadeza encontrada em poucos e é fácil de se ler. É literalmente uma delícia.
Os personagens são marcantes, todos tem uma personalidades fortes e são muito, realmente muito bem feitos.
O livro trata de assuntos fortes como infidelidade, gravidez indesejada e aborto, os processos de fertilização, o nascimento da paixão pra não dizer do erotismo, mas é delicado e não pesa, tudo é tratado de um jeito fantástico, é como mágica, tema forte sem te fazer sentir mal, ou achar aquilo tudo muito ruim.
A prosa é ágil, e embora a descrição seja feita em pouca quantidade ela é sufiente para o que se quer entender. O vocaulário é um pouco mais rebuscado, mas é lido com muita facilidade.
A edição é bem cuidada e tem o texto integral, mas por se tratar de uma edição de bolso o acabamento vai levar 4 sachês (5 pra uma edição de bolso não dá... =/) e a capa é meio feia, realmente não atrai muito.
Eu não sei mais como elogiar esse livro então eu vou parando por aqui, mas leiam. É edição de bolso, particularmente barato pelo conteúdo, então nem tem desculpa! Ele entrou definitivamente pro hall dos melhores livros!


Avaliação:
Capa: 
Acabamento do livro:
História: 
Andamento: 

Desfecho: 

Avaliação Geral:


    
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário