segunda-feira, 5 de março de 2012

[Coluna] A Palavra da Lagarta #7 - Barreira da língua

Nesses últimos tempos acabei tendo mais contato com a literatura estrangeira do que jamais tive, e por isso cada vez mais tenho vontade de ler livros em inglês e francês, mas eu tenho um pequeno problema... Meu conhecimento em ambos os idiomas é básico.
Alguns de vocês já devem ter se deparado com esse dilema que eu estou encarando agora, alguns transpuseram essa dificuldade, outros não. Conheço algumas pessoas que nunca tinham lido em inglês, apesar de ter certo domínio no idioma e depois que começaram a pegar os livros em seu idioma original nunca mais pararam.
E é neste ponto que eu estou. Eu tenho domínio suficiente para entender (com certa dificuldade, mas ainda sim consigo) textos bem longos em inglês. Ver séries e filmes sem legendas, se estes não forem essencialmente feitos de gírias como The Big Bang Theory, também consigo, mas a questão crucial é, "Isso me permite ou não ler em inglês?"
De antemão eu diria que não. Que nunca conseguiria.
Porém eu tenho além de ótimas amigas, blogueiras muitíssimo dispostas a me ajudar nisso e isso inclui você que também quer ler livros em seu idioma original.
Elas um dia transpuseram àquelas dificuldades que eu disse lá em cima, começaram a ler em inglês e agora dão dicas de como começar.
Uma delas é a Giu do Amount of Words que além de muito fofa, criou um Meme, o Quinta em Outra Língua, em que ela resenha livros em inglês (dessa forma a gente fica sabendo de títulos diferentes, já que os catálogos brasileiros e americanos/ingleses/etc são bem distintos) e também do nível de inglês. Ela também já fez um post em que ela dá dicas pra quem quer começar efetivamente, veja ele aqui.
Aqui mesmo no Into Wonderland, a Flavíssima tem inglês avançado (invejinha) e também lê em inglês. Ela já fez a resenha de Across the Universe, que tem uma edição maravilhosa (sério, é LINDA!). E pelo que eu posso contar, ai vem mais resenhas de livros em inglês.
E quando eu digo em inglês, eu quero dizer no idioma oficial, independente de qual seja, falo com mais ênfase deste, por termos tanto mais contato com o idioma, quanto com os títulos, já que a maioria dos livros que chegam às nossas livrarias no Brasil em termo de livros que vem da gringa tem o seu exemplar original em inglês.
A galera do N.U.P.E. também apoia a leitura do livros no seu idioma original, é só passar por lá que você já nota isso. Neste post aqui, eles ensinam e dão dicas de como comprar livros no exterior.
Pois bem, agora falo eu como alguém que comprou seu primeiro livro em inglês não faz nem um mês.
Há livrarias online no país que vendem livros importados, como a Cultura e a própria Saraiva, porém, se for comprar um livro importado no Brasil eu sugiro que você compre numa livraria física e ai nós voltamos à Cultura e inserimos a Livraria da Travessa (no Rio) já que se for comprar na internet dê preferência às lojas como o Book Depository ou a Amazon.
E já que estamos aqui, quero lançar um desafio a quem sempre teve vontade de ler em inglês, mas nunca teve animo de começar. "Meu primeiro livro em outra lingua" será um desafio de seis meses.
Porque seis meses? Porque além das outras leituras que temos, ler algo que não nos é comum é extremamente difícil. Pensa que não? Leia um livro técnico e você entenderá como é ler algo com uma linguagem que você não está acostumado e verá como é osso. 
Eu generalizei porque é um desafio à todos. Vale qualquer outra língua que você não esteja acostumado. Eu vou começar Coraline do Neil Gaiman (<3) e já estou no desafio!
Quem ai topa ler algo em francês, espanhol e mesmo aqueles pouco acostumados ao inglês, mas só leu autores americanos, que tal um livro britânico ou australianos (post sobre autores australianos aqui).
A idéia é sair da nossa zona de conforto e expandir horizontes, que tal?
Encerraremos o desafio em Agosto, no início da Bienal do Livro de São Paulo e vamos aconunciar nos próximos meses as novidades pra quem quiser participar do desafio.
Pra quem tem blog e deseja participar é só colocar o selinho. E pra quem não tem blog e também deseja participar (já está super convidado) é só comentar neste post, em qualquer post do blog ou no nosso grupo no skoob.

Esse é um post do literando falando sobre barreiras da língua, mas já aproveitando o espaço e fazendo um desafio para resolvermos esse problema, porque é isso tem que partir de nós. 
Saber outros idiomas e principalmente saber ler neles, faz com que o nosso horizontes de possibilidades cresça infinitamente e não só se falando de literatura. E o Into Wonderland super apoia isso!
O desafio aparecerá no Tribunal da Rainha da próxima vez, o que será?!
O desafio está lançado! Vamos lá! 

7 comentários:

  1. Bom, já li alguns livros em ingles, minha ultima aquisição foi Entrevista com o Vampiro (Anne Rice).
    Não sei se eu te falei, to fazendo aula de alemão. Um dia quero ler Fausto (Goethe) em alemão (lingua original), mas falta bastante tempo pra eu conseguir isso ainda...

    Achei legal sua iniciativa. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Meninas, já tinha falado para a Flora, mas só quis reforçar: adooooorei essa ideia!! Apoio completamente! Inclusive porque vou começar a fazer francês e quero ler em francês tb! *-----*
    Sucesso!!! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse é meu primeiro comentário no blog e devo dizer que tive que comentar porque simplesmente me identifiquei com a maioria das coisas ditas no post!
    Eu posso dizer que entendo bastante quando se trata de ler (textos apenas, nunca arrisquei um livro) ou ouvir algo em inglês, mas sempre fico naquela dúvida se eu sei o suficiente pra ler um livro ou se eu vou começar e não vou sair da primeira página. haha
    Mas achei sua iniciativa muito legal e acho que vou participar do desafio! :)
    Agora só falta escolher qual será meu primeiro livro em outra língua... haha
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia!!! Quero muito tentar,eu sempre tive um pouco de birra do inglês. Acho que pelo medo de não conseguir aprender mesmo, o francês eu tenho mais facilidade e consigo ate ler algumas coisas.
    Mas quero participar do projeto!
    Quando irá começar?

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está valendo! xD Vai até agosto, na bienal, e entre quem participar nós vamos sortear algumas coisas! o/

      Excluir
  6. Oi Meninas, adorei a ideia do desafio e com muito medo estou aderindo! õ//
    Bem, vou começar com o inglês né!? NUNCA fiz curso e meu inglês é bem BÁSICO mesmo, mas vou tentar do mesmo jeito. Quem sabe eu consiga ná? O jeito é ser auto-didata no Brasil! hahaha
    Uma vez consegui ler 50 páginas de "The Vampire Diaries" em inglês, não entendi tudo, mas é aquela coisa de entender o contexto sabe? Só não terminei, porque minha cabeça simplesmente explodia quando eu tentava ler! Aff ¬¬'
    Semana passada ganhei três livros clássicos em inglês e o primeiro que vou começar já que tenho aqui mesmo é o "Sense and Sensibility", eu sei que vai ser HARD, vou quebrar a cabeça, mas o desafio está lançado. Ainda essa semana eu faço o post e coloca no blog!

    Beijão
    Will
    vício de Cultura

    ResponderExcluir