segunda-feira, 30 de abril de 2012

[Coluna] O Tribunal da Rainha #3: Os melhores de fantasia épica

Bem, vou fazer agora o Top 5 do meu gênero de livro favoritos. 
É um top completamente pessoal, baseado em minha opinião, sem nenhum critério científico ou pesquisa avançada. Então, eu ficaria realmente feliz de saber a opinião de vocês: qual seria o seu top, meu leitor. 

5º Eragon

“Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.”

Bem, eu estava na dúvida se colocava o Eragon, ou o Märchemond, que é um livro de fantasia alemão. Mas o Eragon ganhou porque ele tem algo único em livros do gênero: Batalhas aéreas entre dragões muito bem descritas e a participação dos dragões como personagens principais. E é isso que dá o charme especial ao livro

4º A Bússola de Ouro

“No primeiro volume, "A Bússola Dourada", Lyra enfrenta uma arriscada jornada ao extremo Norte para salvar Roger, seu melhor amigo, e outras crianças de terríveis experiências científicas que as separam de seus daemons.”

A Bússola de Ouro entra na lista porque além de ter uma proposta bem diferente dos padrões do gênero, ele mistura um pouco de steampunk e universos paralelos em meio disso tudo. E eu adoro livros que brincam com universos paralelos.





3º Nárnia

“Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como "As crônicas de Nárnia". Nos últimos cinquenta anos, "As crônicas de Nárnia" transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.” 

Nárnia foi um dos primeiros livros de fantasia que eu li. E reli. E li mais uma vez. Ele é simplesmente maravilhoso, conseguindo te conquistar em cada detalhe. Desde a criação do mundo, até o fim do mesmo. E ele faz com que, quando eu morrer, eu queira encontrar com Aslan lá no “céu”.

2º O Senhor dos Anéis

“Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. ------ "A Sociedade do Anel" é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis".”

O clássico. Tolkien, o pai, o mestre, O Cara quando se fala em literatura de fantasia. Em O Senhor dos Anéis, e em todos os livros de Tolkien, não vemos uma história sendo criada, vemos toda uma mitologia, todo um mundo sendo criado. Existe até mesmo uma religião baseada na obra de Tolkien. E, a trilogia do O Senhor dos Anéis é a mais épica aventura de Tolkien em minha opinião.

1º O Nome do Vento

“Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.”
O Top dos tops! É a 2ª melhor série que eu já li e a melhor de fantasia épica. Magia, música, fantasia, drama, lutas. Não tem como resumir o porquê deste livro ser o primeiro, mas eu tenho a resenha dele pronta aqui.

5 comentários:

  1. Que bom, de todos ai, já li três !! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, ^^ 3 de 5, ta bom uai xD
      E quais dos 3 a senhorita leu?

      Excluir
  2. Ah so avisando :D Eu te recomendei a um meme lá no meu blog. Não se se poderá responder as perguntas, mas seria muito legal se sim :D

    http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-e-respostas.html

    ResponderExcluir
  3. Com certeza A Bússola de Ouro está na minha lista de Top's!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver que não sou só eu xD
      É um livro tão bom, mas normalmente tao esquecido, tadinho T.T

      Excluir