segunda-feira, 18 de junho de 2012

[Coluna] Hora do Chá #7 - Kindle

Boa tarde, galerinha!

Hoje vim aqui para falar de um assunto que ao mesmo tempo me incomoda e me encanta.

Calma, vou explicar. 

Eu sempre fui uma defensora fervorosa do livro físico. Por inúmeras razões ele foi, é, e sempre será o meu queridinho. E, não existe razão ou tecnologia nesse mundo capaz de me fazer mudar de ideia.

Por outro lado, eu também sempre critiquei o Kindle. Apesar de nunca ter duvidado de suas qualidades, eu dizia que preferia juntar meu dinheiro para comprar livros, mesmo que poucos, do que gastar um pouco menos e comprar um punhadinho de dados virtuais. Para ser bem sincera, ainda penso assim; mas tenho que admitir que o Kindle me conquistou em outros aspectos. (leia o post antigo sobre e-books aqui.)

É isso mesmo que você leu: euzinha, no começo do mês passado, comprei meu primeiro Kindle!

Bom, a minha decisão foi baseada em vários fatores, mas o importante foi que, depois de quase dois meses queimando os miolos e os ouvidos do namorado naquele famoso “compro ou não compro?”, eu finalmente decidi que queria um. 

Eis que me surpreendi bastante com o resultado! 

Creio que todo mundo esta careca de saber todas as vantagens (E desvantagens) que um Kindle traz, mas acredito que muitas pessoas ainda são um pouco receosas quanto à veracidade delas. Bem, eu posso afirmar aqui que, de fato, o kindle tem umas vantagens realmente boas. Ele é prático, leve, fácil de carregar e segurar, não reflete luz nenhuma na tela, tem uma tecnologia de tinta que não cansa os olhos, pode armazenar milhares de livros (Sabe aquela viagem longa e que você não pode levar a sua pilha de dez livros pra ler? Pois é, os dez cabem em um só.) e a bateria dura eternidades! (Isso sem contar que ele tem um dicionário embutido e para mim, que leio muito em inglês, essa foi a parte que mais genial.)

Eu me surpreendi bastante com o tanto que eu fiquei dependente dele, ainda mais agora que estou em fase de viagens e mudanças e que não posso ficar transportando livros para lá e para cá o tempo todo. Sem contar que alguns livros (Nem todos, deixo claro), ficam realmente baratos se comprados para kindle, muitas vezes com uma diferença que chega a 600%! Às vezes realmente compensa comprar um e-book por dez dólares se o paperback custa sessenta. 

Enfim, acho que se você é um daqueles que está há um tempão ponderando se deve ou não comprar, eu digo: compre. 

Mas, é claro, jamais abandone os livros físicos. Apesar de ter comprado meu Kindle agora, 90% do meu dinheiro ainda vai para os livros físicos e a minha compulsão ainda é alimentada pelo delicioso cheirinho de livro novo. Para mim, nada supera a visão belíssima da minha estante toda colorida pelos livros!

Agora, farei um pequeno questionário, respondendo a algumas perguntas que vocês possam ter na hora de comprar um Kindle (Acredite, eu pesquisei por dois meses antes de me decidir).

1. Compensa importar ou tentar comprar um Kindle vendido no Brasil?

Olha, pessoalmente, eu prefiro importar sempre, não importa qual produto, principalmente se a loja for conhecida como a Amazon. É complicado decidir isso, mas eu já tomei calote o suficiente para só confiar nas empresas grandes (e mesmo nessas deve-se desconfiar). Ainda mais quando se trata de um produto tão caro. Além disso, a diferença entre a importação e a compra nacional é relativamente pequena. Acredito sinceramente que comprar direto na Amazon seja o melhor caminho. 

2. Eu tenho que pagar quais taxas para importar o produto?

Seguinte, na hora da compra a Amazon já cobra todas as taxas necessárias para levar o produto até você e se responsabiliza por pagar todas elas. Você não deve pagar nada além daquilo explícito no ato da compra. Nem para o entregador, nem para ninguém.

3. Quanto tempo o Kindle leva para chegar?

A Amazon tem um serviço de entrega deles e você paga um pouco mais caro por isso (não há outra opção, acho que por segurança), mas o produto chega em no máximo três dias. Garanto que dá pra segurar a curiosidade e a ansiedade nesse tempinho! (aham. Alguém que quase morreu de nervosismo falando.)

4. Como faço para comprar e-books para o meu kindle?

Quando o seu Kindle chega, a primeira coisa que abre ao ligá-lo é o manual (e que você pode colocar em português, se preferir.). Ele explica direitinho cada função que o seu Kindle possui, de acordo com o modelo escolhido. Então, não se preocupe, é bem simples.

5. O preço final para importar fica mais do que o dobro do original! (Eu sei. Isso não foi uma pergunta).

Os impostos no Brasil são abusivos, sem mais.

Duas dicas que eu dou antes de você comprar são: 

- Não se esqueça de comprar uma capinha junto com ele! É muito importante para que ele não fique exposto o tempo todo e acabe se danificando.

- Pesquise MUITO os modelos antes de decidir comprar, às vezes a diferença é pouca e as vantagens, muito maiores. Escolha aquele que melhor atende ao seu bolso e a sua necessidade. Leve o tempo que precisar!

Caso tenham mais alguma dúvida, basta deixar um comentário perguntando! Estou à disposição para responder (:

2 comentários:

  1. Flavia tudo bem? Achei seu blog pelo google. Pode me dizer quanto ficou seu kindle com os impostos e entrega? Como é a leitura de .doc e .pdf nele? E quanto aos epubs? Vc conseguiu converter para o formato do kindle? Agradeço desde ja se puder ajudar. Estou na mesma dúvida que você estava.

    ResponderExcluir
  2. O total do meu kindle (Eu comprei o Touch) ficou em 378 U$. Mas eu comprei uma capinha junto, então sem ela deve ficar um pouquinho mais barato (Mas eu aconselho comprar a capinha junto para proteger o kindle!).

    Sobre os formatos, sim, ele lê perfeitamente pdf e doc, embora nem sempre fiquem bons, já que alguns pdfs, por exemplo, vêm com as letras muito pequenas e ai você tem que ficar aumentando a tela a cada página que passa.

    Sobre o conversor, eu achei um bom, que converte quase todos os formatos para o suportado pelo kindle, mas eu não aconselho ficar usando conversores, porque eles acabam tirando toda a formatação do arquivo e, muitas vezes, deixando-o impossível de ler.

    Espero que tenha respondido as suas dúvidas! Qualquer coisa estou aqui xD

    ResponderExcluir