sábado, 30 de junho de 2012

[Colunal] Através do Espelho (#SemanaCarroll)

De 1985 até hoje, muitas adaptações de Alice no País das Maravilhas foram feitas. A mais conhecida delas é a animação da Disney de 1951 e a última, feita por Tim Burton no ano de 2010.

Entretanto, já foram feitas sete adaptações da obra. É, sete. Também fiquei surpresa.
(ps: todos os filmes chamam-se Alice in Wonderland)

- 1903
A primeira adaptação veio em 1903 e era um filme mudo (o cinema foi criado por volta de 1895). O filme britânico tornou-se memorável pelo uso de efeitos especiais, como o encolhimento de AliceInfelizmente, somente uma cópia original do filme tem existência conhecida, e mesmo partes dela estão perdidas.


- 1915
Esse também é um filme mudo. Encontra-se na integra no youtube.


1933
Foi produzido pela Paramont um ano após o centenário de Lewis Carroll em 1932. O estúdio reuniu suas maiores estrelas para a adaptação, que tinha 90 minutos. Exceto pela parte da "Morsa e o Carpinteiro", que foi animada, todas as partes do filme eram reais (o filme tem a montagem parecida com musical O mágico de Oz, feito em 1939).


- 1951
O filme mais conhecido e querido da Alice. Produzido pela Disney, Alice in Wonderland não teve sucesso de público incialmente. Porém, com o tempo, foi ganhando status de clássico.

Nem preciso fala nada não é?! Como não amar esse filme? *-*


Pelo que diz a wikipédia, a adaptação de 1999 foi o primeiro filme produzido para televisão, feito pela NBC e exibido no canal 4 da tv britânica. Porém, contudo, entretanto, achei um filme produzido para a tv em 1985. Vou falar do de 85 primeiro e depois do de 99.

#1985
Feito especialmente para a televisão americana, ele foi exibido em duas partes. A primeiro para o primeiro livro e a segunda para Through the Looking Glass. Contava com um elenco de estrelas e a protagonista tinha somente nove anos (particularmente achei a garota uma fofa!)


#1999:
Falei sobre o filme anteriormente, mas preciso fala do elenco. Eles tinham, nada mais, nada menos que: 
Christopher Lloyd (Doc Emmet Brown de Back to the Future), Whoopi Goldberg (ela faz o gato, não poderia ter alguém mais perfeito!),  Gene Wilder (o Willy Wonka de A Fantástica Fábrica de Chocolates, 1971) e Miranda Richardson (A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e a jornalista Rita Skeeter em alguns filmes de HP).

O filme está disponível na íntrega neste link:


- 2010
Enfim, o filme produzido por Tim Burton e o único que acompanhei a produção, fui à estréia toda ansiosa, etc, etc.
Esse também é o mais diferente de todo. Ele se passar 13 anos após a história original. Alice, depois de crescida, volta ao País das Maravilhas, onde as coisas andam de mal a pior.


Na época, estava tão ansiosa que acabei saindo meio brava da sala de cinema. Esperava muito mais do filme. Pô! É Tim Burton mais Alice no País das Maravilhas! Sem falar no Johnny Depp e Helena Bonham Carter. Depois, eu acabei relevando e hoje acho o filme até bastante divertido, mas poderia ser melhor.

Haja filme, não?! Tem de todas as cores, tamanhos e estilos, escolha o seu! #merchandelojaderoupa

Nenhum comentário:

Postar um comentário