quarta-feira, 11 de julho de 2012

[Resenha] A Garota do Outro Lado da Rua - Lycia Barros


A Garota do Outro Lado da Rua
Lycia Barros
Editora: Novo Século
Gênero: Romance
Páginas: 115
“Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma.
Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. 
Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?”
Admito que no começo eu não dava absolutamente nada por esse livro. Eu o encontrei perdido em uma das lojas da Leitura e, como estou querendo dar uma ajudinha aos autores nacionais, acabei dando meu jeito de consegui-lo. Mas não estava tão afim assim de lê-lo. 

Na verdade, acho que eu ainda tenho um preconceito muito grande por livros pequenos. Não sei bem porque, talvez seja pelo fato de que, com poucas páginas, não consigo me apegar aos personagens, à história e muito menos me emocionar com o desenrolar das coisas. Então, sempre quando eu pego um livro com menos de 300 páginas, fico com aquela sensação chata na cabeça de que será uma história pobre e rápida demais. 

Acontece que, nesse caso, eu me surpreendi realmente muito! O livro é muito mais do que 115 páginas: tem uma história bonita, cheia de reviravoltas e não é nadinha clichê. 

Enzo é um garoto estudioso, daqueles bem estereotipado, o tipo de nerd que todas as salas de aula têm. Para variar, ele tem uma paixão antiga por uma vizinha que ele observa e admira de longe, certo de que jamais terá chances de se aproximar. Até porque, os dois moram perto e estudam juntos há anos e nunca trocaram palavras. 

Porém, em um passeio organizado pela escola, onde vão visitar a floresta da Tijuca, o destino dos dois acaba se cruzando quando ambos se perdem na floresta e são obrigados a trabalhar juntos para sobreviverem até que a ajuda chegue. É em meio a esse ambiente hostil e “selvagem” que eles acabam descobrindo um ao outro e percebem que existem pessoas de verdade por detrás das aparências. Ali, durante aqueles dias em que pensam que podem morrer a qualquer momento, acabam deixando o coração falar por eles.

Esta é a típica descrição de um romance que tem tudo para ser clichezinho, mas, conforme a história vai acontecendo, você percebe que o livro é muito mais do que somente isso. Ele trata justamente dos maiores medos que esses dois lados distintos do mundo escolar passam durantes os anos de estudo. Ele trata das aparências, dos receios e da verdade que todos nós já vivemos algum dia. 

Eu fiquei surpresa quando percebi que eu gostava, torcia e aconselhava o Enzo, vendo nele um pedaço de mim mesma. Não só me apeguei ao personagem, como também devorei o livro inteirinho só para ver o que ele conseguiria tirar daquela experiência pela qual, cá para nós, todas as pessoas deveriam passar algum dia.

Adorei a narrativa, as passagens, as cenas, a história e, principalmente, o desfecho! O livro me trouxe sentimentos muito gostosos e uma sensação de intimidade com os personagens e os acontecimentos. Fazia muito tempo que um romance não prendia tanto a minha atenção, e olha que estamos falando de 115 páginas! 

Aliás, apesar de reclamar tanto quanto ao número de páginas, posso afirmar que, nesse caso, ele foi perfeito. Lycia disse tudo àquilo que precisava ser dito, criando uma história curta, porém completa e que prende a atenção do leitor até a última página. Estou realmente ansiosa pelos outros livros da escritora.


Avaliação:
Acabamento do livro:   
História: 
Andamento: 
Desfecho: 

Avaliação Geral:
 

3 comentários:

  1. Eu já li, super legal! Apaixonante e com um final nada convencional para um romance adolescente! CULT!

    ResponderExcluir
  2. Bem, fiquei super curiosa sobre o final agora. Admito que logo de cara olhei esquisito para o livro também, mas vai que ele me surpreende que nem a você?

    http://porfavorsenhorita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! >.<
    Eu já conheço este livro, realmente vim descobrir agora que ele tem poucas páginas. Sou que nem você, não curto muito livros pequenos, mas, quando se trata da Lycia Barros, meu bem, não tem comparação! ahhaha'

    ResponderExcluir