segunda-feira, 6 de agosto de 2012

[Coluna] A Palavra da Lagarta - Desafio MPLEOL


Well, well...

Há mais ou menos 5 meses, em março, eu propus um desafio que se encerraria às vésperas da Bienal desse ano.

Então, nessa semana, no dia 9, começa a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. E como combinado aqui, esse era o prazo para o Desafio Meu Primeiro Livro Em Outra Língua.

Como dito nesse post, e na resenha publicada na sexta, eu terminei de ler Coraline no dia 29/07 e foi um desafio muito grande! De leitura mesmo, eu levei três meses para um livro de 127 páginas.

O Desafio em si, não acaba. Quem se dispuser a fazê-lo, e precisa de apoio moral, pode contar com toda a nossa equipe. Continuaremos postando resenhas de livros lidos em inglês e outras línguas, e esperamos que com isso, possamos ajudar você, nosso leitor, a expandir seus horizontes!

Hoje eu vou dar algumas dicas (na verdade reforçar) que me ajudaram a terminar o desafio. Nesse meio tempo eu também comprei novos livros em inglês (aliás, sorteamos um aqui no blog): Under The Never Sky, Pandemonium (um para mim e outro para o sorteio), Graceling e alguns que aina vão chegar.

Dica 1: Não tenha um dicionário do seu lado, nem um computador, nem um amigo que saiba inglês.

Sabe por quê? Porque você vai encontrar um monte de palavras desconhecidas e vai ficar consultando o dicionário/amigo/computador o tempo todo. Com isso, a leitura não rende e você acaba largando a leitura.

Dica 2: Tente entender pelo contexto.

Eu sei que é óbvio, mas vale reforçar. Já que você não terá ajuda imediata, tente reler a parte que não entendeu e ver o contexto para continuar com a leitura. Até porque muita coisa se repete ao longo do livro.

Dica 3: Use post it para anotar as palavras desconhecidas.

Aqui eu faço uma ressalva. Eu usei muitos post it's, quase um por páginas. Mas isso é só para aquilo que você ache que nunca viu na vida. Isso serve para que depois de algumas páginas lidas, pelo menos umas 20, você volte e pergunte a alguém ou consulte o dicionário. Basicamente, essa é a parte em que você vai fixar aquelas palavras.

Dica 4 (e última): NÃO DESISTA.

Se você já leu 10 páginas e a leitura está começando a falhar, pare e descanse por meia hora. Depois disso, volte, releia o que você não tinha entendido e continue. Fiz isso várias vezes, e na maioria delas funcionou. O importante é não desistir, principalmente quando você tem certeza que aquilo que não está entendendo é o clímax do livro. Eu sei que dá certo ódio, já que você quer saber o que está acontecendo. Mas, não se exalte, você pode estar somente cansado. Faça uma pausa, mas NÃO DESISTA!

Olha, eu não conheço ninguém que tenha mais birra de inglês que eu. Então se eu consegui, acredite, você também consegue.

O Desafio ainda está ai, mas vamos apertar a coisa tá?!  Meu primeiro livro em inglês em 4 meses, que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário