sexta-feira, 3 de agosto de 2012

[Resenha] Coraline - Neil Gaiman

{"Em Outra Língua" é um meme criado por este blog para fazer resenhas ou comentar sobre lançamentos de livros estrangeiros a princípio apenas às quintas-feiras, mas atualmente em qualquer dia da semana. Todo blog pode participar - saiba mais aqui!}

Este meme está no Into Wonderland como parte integrante do Desafio Literário Meu Primeiro Livro em Outra Língua. Saiba mais aqui.

Coraline
Neil Gaiman
Editora: HarperCollins 
Gênero: Sobrenatural, terror
Paginas: 176

"It's Coraline, not Caroline. Coraline."*

Coraline é uma garota que, como muitas, têm pais atarefados demais e que, salvo raras exceções ocasiões, conseguem dar a atenção que seus filhos merecem. Mas ela não se abate, tenta sempre arrumar algo para fazer e sai por ai explorando tudo.

Num certo dia, pouco depois de chegar a sua nova casa, acha uma porta lacrada. Sua mãe lhe explica que ali era um grande casarão e que depois foi dividido em alguns flats. Aquele ali era o único vazio no momento. Portanto, provavelmente ela só encontraria cômodos vazios do outro lado.

Da primeira vez, na verdade, só tinha uma parede de tijolos. Mas da segunda um novo mundo apareceu, igual ao seu, mas um pouco diferente.

E é aqui que os problemas de Coraline começam.

Nessa versão do mundo real a outra mãe parece ser muito mais amorosa, atenciosa e tudo que uma mãe tem que ser, mas bem melhor que a real. Mas só parece.

~Pausa para o meu comentário~

EU COOOOOONSEGUIIIII!!!!! \o/


O desafio literário Meu Primeiro Livro Em Outra Língua estava rolando todos esses meses e nós publicamos várias resenhas de livros em inglês. Enquanto isso eu estava aqui tentando concluir o desafio que propus não só a vocês, mas também a mim. Na noite do dia 29/08 eu terminei de ler esse livro. E vocês não imaginam o quanto eu fiquei feliz. A não ser quem participou. Conto mais do desafio na coluna de segunda. YAY!

~Voltando à programação normal~

Apesar da dificuldade de ler um idioma que, apesar do grande contato que a gente tem, eu conheço bem pouco, eu amei o livro.

Foi duro e difícil, mas eu consegui entrar na história. E ela é muito divertida.

Coraline é uma garota muito corajosa e esperta. Outro personagem que eu amei foi o gato. Bem, na verdade todos os personagens são muito bem feitos... As três crianças cortaram o meu coração.

"Because," she said, "when you're scared but you still do it anyway, that's brave"

O vocabulário é um pouco difícil para quem é iniciante como eu, mas mesmo assim a leitura flui. Então acho que o nível de dificuldade é fácil/médio.

Gaiman é realmente um dos meus escritores favoritos. Cada vez mais eu vejo isso. Seus livros são muito inteligentes e bem feitos. Mesmo esse que é direcionado para crianças, também vai agradar quem é mais velho. Enfim... Eu só consigo tecer elogios à ele.

"[...] nobody is ever given more than to shoulder than he or she can bear."

Essa é a epigrafe do livro, e eu achei maravilhoso:

"Fairy tales are more than true: not because they tell us that dragon existe, but because they tell us taht dragons can be baten." - G. K. Chesterton

Acredito que, muito mais que uma boa história de terror e suspense para crianças, Coraline é, na verdade, uma grande história sobre fazer o que é certo e ser corajoso. Gaiman mostra que coragem está além de fazer coisas perigosas e sim de fazer coisas que são as certas, mas que você morre de medo, mas ainda sim faz. É sobre crescer, sobre amigos e família... Também sobre a vida e o que se quer dela.

"You really don't understand, do you?" she said. "I don't want whatever Iwant. Nobody does. Not really. What kind of fun would it be if I just got everything I ever wanted? Just like that, and it didn't mean anything. What then?"

O único problema, talvez seja, a demora que a história tem para emplacar. Eu só comecei a sentir uma real necessidade de saber o que viria depois da página 80. Mas dalí em diante, o livro fica uma delícia.

A minha edição é a hardcover e eu acho as ilustrações no interior do livro, e mesmo a da capa, são muito muito bonitas.

Livro SUPER recomendado para quem for ler em inglês ou em português! E parabéns para mim! :D

Avaliação:
Acabamento do livro:   
História: 
Andamento: 
Desfecho: 

Avaliação Geral:

7 comentários:

  1. Ah, eu li em português. Eu fiz o desafio, com o quarto livro da série Crepúsculo. Consegui ler, mas demorei. >.<

    Mas, Coraline é bem interessante, eu adoro o Gaiman também. É bem diferente a atmosfera do filme para o livro.
    http://porfavorsenhorita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li Crepúsculo assim que lançou no Brasil, mas uma amiga queria que eu lesse The Host...

      Eu ainda não vi o filme. Vou ver esse fim de semana! Quem sabe não rola um através do espelho?

      Excluir
  2. Eu sou doida pra ler Coraline e outras coisas do Gaiman. Só li um volume de Sandman e morro de vontade de continuar. Meu pai é mto fã dele. Parabéns por ter conseguido ler seu primeiro livro em inglês. Meu primeiro livro em inglês foi o quarto volume de O Diário da Princesa haha
    Beijos!
    Iris Figueiredo
    http://www.literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li Coisas Frágeis, o 1 e o 2. Tem contos tão lindos Iris, vocês precisa ler! HAHAHA

      Ah! Obrigada, eu pensei em ler algo da Meg, como a Mediadora já que eu já tinha lido em português. Mas achei que seria um desafio maior pegar um livro completamente desconhecido, já que nem o filme eu vi.

      Beijos! ;*

      Excluir
  3. Awwwww!!!
    PARABÉNS, FLORINHA!!!!
    :D
    Morro de vontade de ler algo do Gaiman, falam que ele é ótimo autor!!!
    Adorei a resenha!! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Giu!!!

      Gaiman é MUITO BOM! Você PRECISA ler!
      Não sei se funciona por estilo de livro que você gosta, mas ele escrve bem demais!

      Beijos ;*

      Excluir
  4. Eu também já li Coraline e foi recentemente, só que em português. Gostei muito, é uma história que eu já conhecia, o que fez perder um pouco do suspense que eu queria desfrutar, mas tirando isso ele é muito bom. Inclusive as ilustrações que são viciantes rsrs Não consigo decidir o livro que escolho para ser o meu primeiro em Inglês... Qual eu devo escolher? rsrs
    Parabéns para a resenha ;)

    ResponderExcluir