quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

[Resenha] Escolhas de Formatura - Diana Peterfreund

Em escolhas de formatura, quarto e último livro da série, Amy vai enfrentar algumas das maiores decisões da sua vida, descobrir coisas sobre si e sobre os outros e vai te fazer dar muitas risadas.
Série Sociedade Secreta
Volume 4 - Escolhas de Formatura
Diana Peterfreund
Editora: Galera (Record)
Gênero: Romance e Suspense Y.A.
Páginas: 432
"Neste final, Amy Haskel e seus amigos Coveiros estão se preparando para enfrentar a vida fora dos muros privilegiados da universidade Eli. A contagem regressiva para o resto de sua vida começou e, subitamente, Amy parece ter perdido o controle de tudo. A monografia está empacada, os formulários para entrevistas de emprego, não preenchidos. Para piorar, ela tem de indicar alguém para seu lugar na Rosa & Túmulo — a sociedade secreta mais exclusiva e influente do campus... e do país."

[Esta resenha não contém spoiler, porém leia as resenhas dos livros anteriores]

Enfim chegou o tão esperado desfecho da série Sociedade Secreta. O terceiro volume dessa série foi a primeira resenha deste blog há mais de um ano e meio, quase dois anos. Sim, esperamos todo esse tempo para ter a tradução da continuação que saiu em 2009 nos Estados Unidos. Sem comentários para a Editora Galera, né?!

Abstraindo isso, devorei o livro em algumas horas. Comprei assim que fiquei sabendo que ele já estava na livraria (sim, no mesmo dia) e é sempre muito complicado falar dessa série, que é de longe uma das minhas preferidas. Mas vamos lá!

Em Escolhas de Formatura Amy Haskel está para se formar e tem um milhão de coisas a fazer: terminar a monografia, terminar algumas disciplinas, escolher o seu sucessor na sociedade secreta mais poderosa do país e saber o que fazer depois da faculdade. Sem falar nos assuntos pendentes do terceiro livro, que eu não vou contar porque é spoiler.

No último volume da série, Diana traz uma carga maior de responsabilidade e seriedade à trama ao tratar de temas mais delicados e nada engraçados como relacionamento amorosos que trazem perigos e a violência contra a mulher. E com alguns novos e apaixonantes personagens trouxe outros temas relevantes como ecologia e o vegetarianismo, tudo isso sem perder a mão, sem deixar de ser engraçada e cativante.

Amy Haskel continua sendo a melhor personagem apesar de nas primeiras páginas o livro ser um bocado lento. Entretanto, com a fluidez e rapidez da trama demonstrada nos livros anteriores, Escolhas de formatura toma um ritmo agradável para no fim ir tão depressa que você perde o fôlego, mas de um jeito muito bom.

O que eu mais gosto na autora e nessa série é o fato de, apesar de ser um chicklit (ou quase isso), Sociedade Secreta não é um livro bobinho. Ele não trata de amor como se fosse tudo lindo, não trata os problemas como se foss o fim do mundo. Ele fala de conflitos que eu posso ter e de sentimentos reais. Em vários momentos eu me identifiquei com a protagonista, me vi nas reflexões dela.

Nas páginas finais acontece algo que parece que vai fazer seu coração em pedacinhos. E faz. Eu passava as páginas completamente incrédula. "Não acredito que a Diana vai fazer isso comigo, não é possível!", eu pensava e passava as páginas como louca. Eu via as páginas ficarem cada vez mais escassas e fui ficando cada vez mais aflita.

O que fez o livro escapar de uma nota baixa só pela frustração desta que vos fala foi também a maior reviravolta e o que faz ele merecer pelo menos 6 xícaras. Não esperava aquilo, fiquei sem fôlego. Infelizmente, não posso falar mais nada sobre isso hahaha.

Maduro é a palavra para Escolhas de Formatura. Uma leitura leve, com pitadas de assuntos sérios, comédia, romance, mistério e uma sociedade secreta poderosa. Combinação perfeita! Recheado de cenas espirituosas e algumas muito, muito bem figuradas, Diana mostra que além de todas as pitadas sabe fazer descrições vibrantes e divertidas.

A capa é linda. Aliás, todo o cuidado com a série,  principalmente as lombadas, mas todo projeto gráfico  que ficou mais harmônico que a versão em inglês, foi algo muito especial. Os quatro livros ficam lindos na estante.

Eu sou apaixonada na série, e isso eu deixo bem claro. Isso na verdade era um perigo, já que minhas expectativas estavam excessivamente altas. Para minha eterna alegria Diana fez um desfecho lindo para uma das melhores séries de literatura jovem conteporânea. Sociedade Secreta vai ficar no meu coraçãozinho para todo o sempre. Já estou sentindo saudades...


Avaliação

Capa:
Acabamento do livro: 
História: 
Andamento: 
Desfecho: 

Avaliação Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário